Charges e tirinhas

 

Todos vocês sabem o quanto as charges e tirinhas estão presentes nas provas de vestibulares, no ENEM, então, nem se fala. Dificilmente alguma prova deixa de trazer ao menos uma delas.

O interessante é que, como elas nos chamam muito a atenção, ao passar o olho em alguma prova ou material didático, automaticamente, fazemos uma pausa para ler e analisar esses cartuns.

As vezes “os desenhos” nos fazem muito sentido, contudo, as vezes não fazem sentido algum. Isso por falta de leitura ou de informação sobre o tema abordado (política, sociedade, cultura, futebol…).

Separei aqui três sites de chargistas e cartunistas que aparecem muito nos vestibulares e no ENEM. É bom dar uma olhada em cada um deles.

1. Mafalda – A baixinha, vidrada em conhecimento e preocupada com a humanidade, é uma das preferidas nas provas pois suas tiras são muito atuais e acessíveis a diferentes tipos de leitores (mesmo elas sendo produzidas apenas até 1973). Mafalda é um personagem muito popular nas tiras pela América Latina e Europa, foi criada pelo humorista gráfico e argentino Quino.

Acesse o Clube da Mafalda e conheça essa gracinha de menina.

 

2. Calvin e Haroldo – O gurizinho loiro e hiperativo de seis anos e seu tigre de pelúcia, a quem é atribuído vida, compõem as tiras mais famosas em todo o mundo. Atualmente são mais de 2000 jornais no globo inteiro que diariamente colocam a dupla na página de entretenimento. O criador dos personagens, o norte-americano Bill Watterson, é considerado por muitos críticos genial em sua criação.

Esse blog é fantástico, acesse! Depósito do Calvin.

3. Duke – Este não é o nome de um personagem, e sim o nome do chargista que ganhou nos últimos anos enorme popularidade nos jornais e, principalmente, nos vestibulares. Como suas charges são, normalmente, de cunho político e social, elas acabam por se enquadrarem perfeitamente nas questões de atualidades de qualquer prova.

Acesse o site oficial do Duke.

Bom, era isso, pessoal. Boas leituras e bons estudos.

Posts Relacionados:

Você pode Deixar um comentário, ou trackback do seu site.

Deixe um Comentário

Powered by WordPress | Designed by: WordPress Themes | Thanks to best wordpress themes, Find WordPress Themes and Themes Directory